CYPECAD O mais completo software para projeto estrutural
  Apresentação
  Vantagens
  Módulos
Versões
  Demonstração
  MelhoriasVersão 2014
  Melhorias de Versões Anteriores
 
  PRO-Elétrica
  PRO-Hidráulica
  PRO-Ar Condicionado
  ARQUIMEDES
 
CYPECAD
PRE-Moldar
PRO-Armar
PRO-Alvenaria
Fundações
Galerias
Muros de Arrimo
Cortinas Atirantadas
  METÁLICAS 3D - Cálculo
  TecnoMETAL - Detalhamento
TecnoMETAL Connections
TecnoCAM - Gestão de Materiais
TecnoBAR - Gestão de Fábrica
TecnoIN - Controle Numérico
TecnoCN
TecnoSTOCK
 
  ArqMultiplus
  Arten A 4D
  SOFTWARE CAD + BIM
  CADMultiplus
  Multi-BIM
  SANEAMENTO
  PRO-Saneamento
  Redes Urbanas
  SOFTWARES CSI
  CSI Bridge - Pontes
  SAP 2000
  ETABS
  TUBULAÇÃO
  EPLANT
  GESTÃO DE PROJETOS
  Project Center
 
Vigas de Concreto
 

O cálculo das vigas é realizado espacialmente, considerando também as lajes e pilares, trabalhando em conjunto como um pórtico espacial.
As cargas são automaticamente transferidas a partir das lajes, outras vigas e pilares. Pode-se adicionalmente lançar cargas concentradas ou lineares diretamente nas vigas. As envoltórias para todas as combinações são calculadas automaticamente e são utilizadas no dimensionamento das vigas. Elabora desenhos completos de forma e armaduras de vigas
.

As vigas podem ser de vários tipos, vigas altas, vigas embutidas na laje (viga rasa, chata ou plana), nervura não estrutural, vigas apoiadas sobre o solo, vigas metálicas, seção T ou invertidas.


O lançamento das vigas é feito de uma maneira bem simples: clicar sobre o ponto inicial e o ponto final da viga, com o software reconhecendo automaticamente os apoios intermediários. Uma viga continua pode ter tramos com seções diferentes e conta com recursos importantes como editar uma viga depois de lançada, apagar ou mesmo deslocar. Possui um importante recurso para ajustar as vigas em função do desenho importado do CAD, inclusive fornecendo deslocamentos provenientes dos revestimentos.


 

Um novo recurso de captura de vigas foi desenvolvido, aumentando muito a produtividade do lançamento estrutural. Esse recurso consiste em inserir a viga conforme o desenho de arquitetura, ou seja, ao clicar sobre a linha da parede a viga será lançada automaticamente (esse recurso somente esta disponível com o modulo de lançamento automático da obra).


Recurso exclusivo para o lançamento de vigas curvas clicando no ponto inicial, ponto central para a definição do raio e um terceiro ponto. O arco é lançado automaticamente pelo CYPECAD.


 

Pode-se indicar condições de contorno para todas as vigas lançadas, como engastamento viga-pilar, engastamento viga-laje liberando a torção ou não nas bordas. Estabelece critérios de continuidade e possibilita ao usuário indicar a continuidade ou não de determinadas vigas.


   

O CYPECAD traz uma série de configurações como critérios de numeração das vigas, região para dispor de estribos em vigas que se apoiam em pilares, como dispor das armaduras nas vigas, tamanho do agregado e vibrador para a determinação dos espaçamentos e outras configurações.


   

As tabelas de armaduras são configuradas de acordo com a necessidade do usuário. Pode-se definir para o CYPECAD quais as bitolas e os arranjos disponíveis para o software armar as vigas. É possível customizar varias tabelas para obras menores, edifícios, obras industriais e o usuário escolhe a tabela mais adequada à situação da obra.


 

Os esforços são fornecidos para cada situação de carregamento e também a envoltória em função das combinações (NBR8681). O engenheiro pode analisar as flechas e esforços utilizados para o dimensionamento da armadura.


 

Todas as vigas são analisadas pelo CYPECAD, sendo indicadas as que possuem algum problema de dimensionamento. Nessas vigas o software indica o motivo do erro e ainda aponta qual a nova dimensão que esta viga deve ter para cumprir todas as verificações.


 

As armaduras são fornecidas através de um editor próprio, onde o engenheiro pode consultar um comparativo entre a armadura calculada e a armadura necessária. Caso queira, também poderá alterar os arranjos com o redimensionamento automático, ou seja, a armadura é alterada e o software verifica se passa ou não nessa nova situação. Todos os pilares que não cumprem alguma verificação são indicados através de relatórios e marcados na tela com cores diferentes.


 

Os desenhos podem ser gerados através de um gerenciador próprio do CYPECAD. Pode-se gerar os desenhos de todas as vigas da obra, do andar, ou imprimir uma a uma como estudo. São indicados as cotas, armadura principal, estribos, e gerada a tabela de ferros de toda a prancha.


 

Os relatórios mostram os diagramas de todas as vigas do projeto, e ainda para cada seção os esforços e armaduras consideradas no calculo.


 
MULTIPLUS - Praça da República, 386 - 6º andar - São Paulo-SP    tel.: 11 3527-1711