CYPECAD O mais completo software para projeto estrutural
  Apresentação
  Vantagens
  Módulos
Versões
  Demonstração
  Folheto Virtual
  MelhoriasVersão 2014
  Melhorias de Versões Anteriores
 
  PRO-Elétrica
  PRO-Hidráulica
  PRO-Ar Condicionado
  ARQUIMEDES
 
CYPECAD
PRE-Moldar
PRO-Armar
PRO-Alvenaria
Fundações
Galerias
Muros de Arrimo
Cortinas Atirantadas
  METÁLICAS 3D - Cálculo
  TecnoMETAL - Detalhamento
TecnoMETAL Connections
TecnoCAM - Gestão de Materiais
TecnoBAR - Gestão de Fábrica
TecnoIN - Controle Numérico
TecnoCN
TecnoSTOCK
 
  ArqMultiplus
  Arten A 4D
  SOFTWARE CAD + BIM
  CADMultiplus
  Multi-BIM
  SANEAMENTO
  PRO-Saneamento
  Redes Urbanas
  SOFTWARES CSI
  CSI Bridge - Pontes
  SAP 2000
  ETABS
  TUBULAÇÃO
  EPLANT
  GESTÃO DE PROJETOS
  Project Center
 

Novidades e Melhorias da Versão 2013 do CYPECAD


VÍDEO COMPLETO
Compatibilidade com Windows 8
Novo Editor de Vigas de Concreto Armado
Novo Editor de Vigas Metálicas
Copia de Elemento / Carregamento
Exportação em Formato IFC
Novo Módulo de Lajes Protendidas
  • Compatibilidade com Windows 8

A nova versão versão 2013 é compatível com o sistema operacional Windows 8.

  • Editor de Vigas de Concreto Armado

Na versão 2013 do Cypecad foi incorporado um novo editor de vigas no Cypecad ( através da aba Resultados > Menu Vigas/Paredes > Opção Editar Vigas). Foram incluídas diversas melhorias como:

  • Relatórios detalhados de comprovação em E.L.U e E.L.S de vigas de concreto
  • Relatório de E.L.U e E.L.S de vigas metálicas
  • Gráficos das áreas de armadura ( necessária e efetiva)
  • Melhor edição dos elementos resistentes nos pórticos: armaduras de reforço, treliças, maciços, conectores, etc.
  • O novo editor de vigas está disponível no CYPECAD considerando a norma de concreto ABNT NBR 6118:2007 (Brasil).

No CYPECAD, a partir deste novo editor de vigas, permite gerar Relatórios detalhados de comprovação de Estados Limite Último e de Serviço (E.L.U e E.L.S) para vigas de concreto (ícones Comprobaciones  E.L.U. y E.L.S. en el punto pésimo e Comprobaciones  E.L.U. y E.L.S. en un punto do editor). Em versões anteriores o programa realizava internamente as comprovações necessárias nas vigas de concreto, porém não era detalhado em relatórios. Agora nos relatórios E.L.U e E.L.S gerados se fazem referencia aos diversos artigos da norma onde se definem as comprovações. No novo editor de vigas analisa-se a torção e ao cálculo

sísmico incluindo as comprovações de esgotamento por torção em vigas de concreto armado conforme ABNT NBR 6118:2007 (Brasil). Os relatórios detalhados de comprovação E.L.U e E.L.S, de vigas metálicas (ícones e do editor) e a comprovação da série de vigas metálicas (ícone do editor), se obtem também pelo novo editor de vigas. No editor de vigas pode-se visualizar os gráficos de área necessária e de área efetiva das disposições de armaduras dispostas na viga editada.
Os desenhos de vigas da obra que podem utilizar o novo editor de vigas do CYPECAD (dependem da norma selecionada) incluem, no quadro de detalhe da armadura, os esquemas de dobra das armaduras longitudinais e transversais da viga (menu Arquivo > Imprimir > Desenhos da obra > selecionar Desenho de vigas > ativar Tabela de Ferro).
Este recurso também foi implementado no Desenho de Pilares.

As curvas de dobra da armadura da viga agora são representadas

O cálculo dos raios são conforme a norma selecionada e os valores dos tramos de armadura longitudinal são medidos considerando o prolongamento em barras retas.

  • Foram adicionadas configurações de dobra de armadura em Dados Gerais da Obra nas opções de vigas
  • Editor de Vigas Metálicas

Na versão 2013 do Cypecad foi incorporado um novo editor de vigas no Cypecad ( através da aba Resultados > Menu Vigas/Paredes > Opção Editar Vigas). Foram incluídas diversas melhorias como:

  • Relatórios detalhados de comprovação em E.L.U e E.L.S de vigas metálicas
  • Relatório de E.L.U e E.L.S de vigas metálicas
  • Melhor edição dos elementos resistentes nos pórticos: armaduras de reforço, treliças, maciços, conectores, etc.
  • O novo editor de vigas está disponível no CYPECAD considerando a norma de Aço Laminado ABNT NBR 8800:2008 (Brasil) e para Aço Dobrado ABNT NBR 14762:2010 (Brasil).





No CYPECAD, a partir deste novo editor de vigas, permite gerar Relatórios detalhados de comprovação de Estados Limite Último e de Serviço (E.L.U e E.L.S) para vigas metálicas (ícones Comprobaciones  E.L.U. y E.L.S. en el punto pésimo e Comprobaciones  E.L.U. y E.L.S. en un punto do editor). Em versões anteriores o programa realizava internamente as comprovações necessárias nas vigas de concreto, porém não era detalhado em relatórios. Agora nos relatórios E.L.U e E.L.S gerados se fazem referencia aos diversos artigos da norma onde se definem as comprovações. No novo editor de vigas analisa-se a torção e ao cálculo sísmico incluindo as comprovações de esgotamento por torção em vigas metálicas conforme ABNT NBR 8800:2008 (Brasil).

 

  • Copia de Elemento / Carregamento



No CYPECAD, a partir da versão 2013, terá opções para copia de vigas ou cargas com simetria, muito conhecido como 'MIRROR' do autocad, uma ferramenta parecida que, aplica a copia de vigas em cargas, indicando um ponto de inserção ou espelhando esses elementos, até copiar para outros pavimentos é possível com essa nova ferramenta.
Acessando o menu de grupos  poderá atribuir esses parâmetros.



Efetuando a cópia dos elementos.



Efetuando a cópia, espelhando os elementos.





Elementos de vigas e cargas espelhado pela nova ferramenta de copia de vigas e cargas de um grupo.



Elementos copiados para outro grupo (Pavimento).





No CYPECAD, nessa versão, ainda poderá atribuir valores de cargas ou combinação (Ações), para outras cargas já inseridas, modificando de uma forma geral e rápida, otimizando o tempo de trabalho.





  • Exportação em Formato IFC (Necessita do Módulo Introdução Automática)

 

Na versão 2013 é possível exportar ao formato IFC (Industry Foundation Classes) inclui os alvéolos das lajes alveolares e o blocos das vigotas armadas. Estes elementos não são vistos no 3D gerado pelo CYPECAD porém são vistos ao se exportar para IFC em qualquer dos quatro formato disponíveis (IFC 2x3, Archicad IFC 2x3, Revit IFC 2x3, Allplan IFC 2x3).


No caso das lajes mistas, no CYPECAD não são visualizadas em 3D porém podem ser vistas ao se exportar para IFC em três dos quatro formato disponíveis (IFC 2x3, Revit IFC 2x3, Allplan IFC 2x3).




Também podem ser exportadas em IFC as nervuradas e formas perdidas das lajes nervuradas. No caso das nervuras das lajes nervuradas podem ser exportadas em IFC em três dos quatro formato disponíveis (IFC 2x3, Revit IFC 2x3 y Allplan IFC 2x3) e no caso das formas perdidas das lajes nervuradas nos quatro formatos (IFC 2x3, Archicad IFC 2x3, Revit IFC 2x3 y Allplan IFC 2x3).




Podem também ser exportadas em IFC as lajes nervuradas com forma recuperável e as vigas metálicas casteladas lançados com a Integração Cypecad ao Novo Metálicas 3D nos quatro formatos (IFC 2x3, Archicad IFC 2x3, Revit IFC 2x3 y Allplan IFC 2x3).







Novo Módulo de Lajes Protendidas do Cypecad 2013


VÍDEO COMPLETO

A versão 2013 do CYPECAD inclui o novo módulo de Lajes Protendidas para edificações, que foi criado para realizar o dimensionamento das armaduras passivas de lajes protendidas após o cálculo dos esforços dos cabos de protensão (aderentes ou não aderentes) e cujas características são introduzidas pelo usuário.


O sistema construtivo de lajes planas protendidas dispensa o uso de vigas, permite executar estruturas com menos pilares por área, vence vão maiores e reduz o ciclo de laje para cinco dias e devido a essa necessidade crescente por parte do mercado a partir da versão 2013 o Cypecad inclui esse novo módulo.



O módulo de Lajes protendidas para edificação permite ao utilizador introduzir o traçado dos cabos, a sua definição, as cargas de tensão e a percentagem de perdas. O programa gerará uma hipótese de protensão na qual introduzirá as cargas de desvio produzidas pelo traçado dos cabos. Durante a fase de cálculo das armaduras das lajes e no caso que se tenham definido os cabos como aderentes, têm-se em conta a contribuição da capacidade remanente ou restante da armadura ativa, descontando-a para determinar a armadura passiva.
Com este módulo de lajes pós-tensionadas para edificação, é abordada tanto a tecnologia de cabos aderentes como a de cabos não aderentes, com as especificações habituais utilizadas em edifícios, que no âmbito de vãos e cargas comuns para os usos normais de habitações, escritórios e locais comerciais, é o campo  natural de aplicação do presente módulo.


No caso de cabos não aderentes, a ação do pré-esforço será considerada diretamente através das ações nos extremos do cabo e das forças de desvio, razão pela que o programa a considera diretamente no dimensionamento da armadura passiva. Para cabos aderentes, além disso, será tido em conta a contribuição da capacidade remanente ou restante da armadura ativa, descontando-a para determinar a armadura passiva.

As lajes protendidas proporcionam vantagens tais como a redução da fissuração, o aumento da resistência à flexão, ao esforço cortante e puncionamento, e a redução de alturas e de flechas e, portanto, de emissões de
 
 
MULTIPLUS - Praça da República, 386 - 6º andar - São Paulo-SP    tel.: 11 3527-1711